Prémios do Audiovisual Turístico Nacional Estão de Volta

" O ponto de partida para a 8.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR 2015 aconteceu a 01 de Fevereiro. Nesta edição existem 2 fases de candidatura aos Prémios do Audiovisual Turístico Nacional 2015, e o procedimento de envio segue as mesmas regras do ano anterior como se pode ver no... "

O ponto de partida para a 8.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR 2015 aconteceu a 01 de Fevereiro. Nesta edição existem 2 fases de candidatura aos Prémios do Audiovisual Turístico Nacional 2015, e o procedimento de envio segue as mesmas regras do ano anterior como se pode ver no Submission Guidelines preparado pela organização.

 

Numa primeira fase, até 19 de Abril, os interessados em submeter um ou mais filmes obtêm uma redução de 30% no valor da Standard entry fee (90€), a segunda fase estende-se até ao dia 30 de Junho. Os filmes portugueses inscritos na competição nacional, ficam cumulativamente inscritos na competição internacional e habilitados ao prémio de melhor filme de turismo do mundo, anunciado em Vienna, sede do CIFFT - Comité Internacional de Festivais de Filme de Turismo.

 

Este ano, as categorias temáticas a concurso são onze: Destinos Turísticos, Turismo Cultural, Desporto e Atividades ao Ar Livre, Ecologia e Biodiversidade, Hotéis e Resorts, Gastronomia e Vinhos, Turismo Religioso, Turismo Rural, Vida humana & Pessoas e Lugares, Turismo de Saúde e Bem estar e Filmes de Animação

 

A Seleção oficial das duas competições (Nacional e Internacional) será anunciada no dia 07 de Setembro. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de Outubro, na Cidade do Porto na já tradicional Gala de Galos.

 

Promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, apoio Institucional da ERT Porto e Norte, da APECATE, da AHRESP, da AITB, a revista Tribuna Termal, da Fundación Expourense, o Festival ART&TUR procura “estimular a economia criativa através do apoio, divulgação e reconhecimento de obras audiovisuais de promoção de destino, do território Nacional e Internacional”. Na última edição participaram mais de 160 filmes de 37 países, os Grandes vencedores foram, para Melhor Filme Turístico Português o Munícipio de Odemira com o filme Odemira, Alentejo Singular, produzido pela Flavour Production, Lda,. O Grand Prix da Competição Internacional foi para o filme Your Best You do Turismo da Andaluzia, produzido pela Dec BBDO.